Nobre Casa de Cidadania

Atos Nobres

Se um Ato Nobre pode fazer a diferença, vários Atos Nobres podem mudar o mundo. Conheça aqui os cidadãos distinguidos com Louvor pela Nobre Casa de Cidadania.

  • Helena Maria Lourinho Pereira

    Helena Maria Lourinho Pereira
    Fechar

    Helena Maria Lourinho Pereira

    Assistente Social e Professora

    Em representação dos valores de altruísmo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Helena Pereira pela autoria do Ato Nobre de promover a integração na sociedade de pessoas em risco, como pessoas sem-abrigo, mulheres que viviam da prostituição ou crianças desfavorecidas, facilitando-lhes o acesso a alimentação e vestuário. Proporciona-lhes ainda formação e acesso a atividades lúdicas, muito úteis para o regresso à vida ativa. Uma atividade que desenvolve na qualidade de Presidente da Associação Integrar e que demonstra humanismo e dedicação cívica.

  • Maria Goretti Gabriel Ferreira Correia

    Maria Goretti  Gabriel Ferreira Correia
    Fechar

    Maria Goretti Gabriel Ferreira Correia

    Em representação dos valores de altruísmo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Maria Correia pela autoria do Ato Nobre de ter salvado uma criança que se encontrava em risco de morrer afogada, no agitado mar da Praia da Memória, em Leça da Palmeira. Um Ato Nobre que demonstra a coragem e abnegação desta cidadã que colocou a sua própria vida em risco para salvar outra.

  • Carlos Alberto Lopes Pereira

    Carlos Alberto Lopes Pereira
    Fechar

    Carlos Alberto Lopes Pereira

    Professor

    Em representação dos valores de altruísmo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Carlos Pereira pelo Ato Nobre de de ter evitado que uma criança de três anos morresse afogada num lago abandonado, coberto de folhas, limos e algas verdes, que o confundiam com a vegetação circundante, na ilha de S. Jorge, nos Açores. O Ato Nobre decorreu no dia 24 de julho de 2010 e demonstra coragem e abnegação.

  • Maria do Céu da Conceição

    Maria do Céu  da Conceição
    Fechar

    Maria do Céu da Conceição

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Maria do Céu da Conceição pela autoria do Ato Nobre de ter colocado a sua vida em segundo plano para que outros pudessem viver as suas de forma mais digna, em Dhaka, Dubai. A Fundação Maria Cristina gere uma pequena comunidade, com estruturas que permitiram retirar das favelas cerca de 600 crianças e 40 famílias. Um Ato Nobre que reflete uma vida de empenho e dedicação em prol dos outros. 

  • Henrique Dinis Oliveira Dias

    Henrique Dinis  Oliveira Dias
    Fechar

    Henrique Dinis Oliveira Dias

    Jogador de Futebol

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Henrique Dias pela autoria do Ato Nobre de ter mergulhado no Rio Minho para salvar a vida de dois pescadores que estavam em dificuldades. Um Ato que revela espírito genuíno de ajuda ao próximo e que foi praticado com coragem e determinação, em Salvaterra, Espanha, em junho de 2014.

  • Fernando Ribeiro

    Fernando  Ribeiro
    Fechar

    Fernando Ribeiro

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Fernando Ribeiro pela autoria do Ato Nobre de atuar em prol dos seus companheiros de profissão em Portugal, onde permanece o seu coração. A viver na Suíça, e conhecedor das dificuldades das corporações nacionais, este antigo Bombeiro iniciou em setembro de 2013 uma campanha de sensibilização junto dos Bombeiros suíços que os levou a doarem equipamentos a Portugal, tendo ele próprio providenciado o embalamento e transporte. Um Ato Nobre que demonstra que não há fronteiras para a generosidade.

  • Carlos Daniel Barros

    Carlos Daniel Barros
    Fechar

    Carlos Daniel Barros

    Estudante de Doutoramento

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Carlos Barros pela autoria do Ato Nobre de promover, de forma voluntária e desinteressada, a democratização da cultura e da educação. Sem qualquer compensação financeira pessoal e contando apenas com a cedência de algumas peças por parte de organismos coletivos e particulares, organiza e produz exposições desde 2012 nas cidades de Valongo e Porto, proporcionando viagens culturais gratuitas à população. Um Ato Nobre fruto de muito esforço e empenho pessoal, que muito tem contribuído para a dinamização e divulgação da cultura portuguesa.

  • Helder José Pereira

    Helder José Pereira
    Fechar

    Helder José Pereira

    Bombeiro Voluntário

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear  Hélder Pereira pela autoria do Ato Nobre de colocar a vida dos outros em primeiro lugar e ter entrado numa casa em chamas em busca de potenciais vitimas, no dia 27 de abril de 2014, em Vila Nova de Famalicão. Um ato praticado com coragem, abnegação e humanidade num serviço a que diariamente se entrega ao longo dos últimos 9 anos.

  • Teresa Oliveira

    Teresa Oliveira
    Fechar

    Teresa Oliveira

    Dona de casa

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Teresa Oliveira pela autoria do Ato Nobre de ter criado em 2009 a Associação Ani São-João que trata e acolhe animais em risco, abandonados, doentes ou acidentados, proporcionando-lhes um teto, alimentação, cuidados e carinho e que atua em toda a área de S. João da Madeira. Um serviço praticado diariamente de forma voluntária, ombro a ombro com outros voluntários e com enorme dedicação e amizade.

  • Gabriel Mateus

    Gabriel  Mateus
    Fechar

    Gabriel Mateus

    Empresário

    Em representação dos valores de altruismo, desprendimento e caráter, a Nobre Casa de Cidadania teve a honra de homenagear Gabriel Mateus pela autoria do Ato Nobre de ser, desde 2013, voluntário no IPO de Lisboa e de, ao longo dos últimos 10 anos, agir para proporcionar felicidade e suporte educacional a crianças hospitalizadas, desfavorecidas ou com doenças crónicas. Um trabalho perseverante e dedicado que tem realizado também em África, através do projeto Adra Kids Burkina Faso e que é motivado por um coração generoso.

  • Augusto José Neves de Sousa

    Augusto José Neves de Sousa
    Fechar

    Augusto José Neves de Sousa

    Coordenador técnico da Cooperativa de Solidariedade Social RUMO

    Em representação dos valores de Altruísmo, Desprendimento e Carácter, a Nobre Casa de Cidadania honrosamente homenageou Augusto Neves de Sousa, pela autoria do Ato Nobre de ajudar diariamente cidadãos com deficiência e crianças e jovens em risco na Associação Rumo e na Nós – Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente, no Barreiro, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Um Ato Nobre que pratica diariamente desde 1978 e que inspira os seus pares, pela extrema dedicação, perseverança e disponibilidade. 

  • Domingos Silva

    Domingos Silva
    Fechar

    Domingos Silva

    telefonista

    Em representação dos valores de Altruismo, Desprendimento e Carácter, a Nobre Casa de Cidadania honrosamente homenageou Domingos Silva, pela autoria do Ato Nobre de prestar diariamente apoio a mais de 50 pessoas que, tal como ele, veem apenas com o coração. Com determinação e coragem, fundou, em 1996, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga com o objetivo de ensinar a enfrentar os desafios com positivismo, vivendo integrados e ativos nas suas comunidades e sempre com um sorriso. Um Ato Nobre que é em simultâneo um exemplo de vida, força de carácter e resiliência.

1 2 3 4