Nobre Casa de Cidadania

Homenagens

Tipos de homenagem

A Nobre Casa de Cidadania reconhece e homenageia os Atos Nobres dos cidadãos através de duas formas:

 

1. Louvores

Os Louvores são a principal forma de homenagem da Nobre Casa de Cidadania. A sua atribuição reconhece que determinada ação foi, de facto, um Ato Nobre.

Poderão ser propostos para apreciação cidadãos portugueses e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, sendo que, a estes últimos será concedido o Louvor Honorário.

A avaliação da elegibilidade de um ato proposto para apreciação será feita pelo Conselho Institucional.

A Nobre Casa de Cidadania não define um limite quanto ao número de Atos Nobres a distinguir anualmente com o Louvor e o Louvor Honorário.

 

2. Título de Cidadão Nobre

O Título de Cidadão Nobre será concedido aos atos distinguidos pela Nobre Casa de Cidadania (com Louvor ou Louvor Honorário) que se destaquem, de alguma forma, pela excelência e primazia do ato.

Poderão ser homenageados com o Título de Cidadão Nobre cidadãos portugueses e com o Título de Cidadão Nobre Honorário cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Os Louvores a agraciar com o Título de Cidadão Nobre serão propostos pelo Conselho Institucional à Comissão de Honra que tomará a decisão final.

Anualmente, serão homenageados com o título de Cidadão Nobre até 10 cidadãos. Com o título de Cidadão Nobre Honorário serão homenageados até 2 cidadãos.