Nobre Casa de Cidadania

O que é?

Bem-vindos à Nobre Casa de Cidadania. Uma Casa de todos e para todos, com o propósito de reconhecer e homenagear os cidadãos autores de Atos Nobres e, através desses exemplos, motivar e estimular à Cidadania.

Sabemos que é sem dúvida evidente e destacada, na vasta história de Portugal, a maturidade na distinção e homenagem dos Portugueses. Ainda assim, na Nobre Casa de Cidadania acreditamos que entre os cidadãos comuns surgem grandes feitos que na maioria das vezes permanecem no anonimato e caiem no esquecimento. Por isso, a Nobre Casa de Cidadania pretende honrar a História e levar esse devido reconhecimento e também a rara homenagem pública aos cidadãos autores de Atos Nobres.

Ao reconhecer publicamente e ao divulgar estes exemplos, a Nobre Casa de Cidadania pretende torná-los inspiração e transmitir às atuais e novas gerações o verdadeiro valor e significado de Nobreza.

Assim, assumimos enquanto âmbito da Nobre Casa de Cidadania a sensibilização e educação para a cidadania. Contamos com a colaboração de um conjunto de parceiros - personalidades e organizações da sociedade portuguesa – para cumprir o nosso propósito e para, nesse processo, ponderar e decidir sobre que grandes feitos da autoria dos cidadãos podem ser considerados Atos Nobres e, consequentemente, merecedores de agraciação.

A Nobre Casa de Cidadania surgiu sob a mentoria da empresa Nobre que, a partir do Movimento Portugal é Nobre, percebeu a necessidade e oportunidade de homenagear os bons exemplos e exaltá-los, através da sua divulgação.

A Nobre Casa de Cidadania tem uma orgânica autónoma e independente que assegura o cumprimento do seu propósito e dos seus objetivos, e tem na empresa Nobre a sua mentora, mobilizadora e garante do seu funcionamento.