Nobre Casa de Cidadania

O que é?

A Nobre Casa de Cidadania é uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer e homenagear os cidadãos autores de Atos Nobres e, através desses exemplos, estimular e motivar à Cidadania, contribuindo para a melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.

Ao reconhecer estes atos, a Nobre Casa de Cidadania pretende torná-los uma inspiração para transmitir às atuais e novas gerações o verdadeiro valor e significado de Nobreza.

A Nobre Casa de Cidadania, nascida a partir do Movimento Portugal é Nobre, que compreendeu a necessidade de homenagear os bons exemplos, e a oportunidade de, com eles, dar o exemplo do que é Cidadania ativa, foi fundada em maio de 2013 e assume, assim, a sensibilização e educação para a Cidadania como o seu objeto e pressuposto fundamental.

Com uma estrutura autónoma e independente, que assegura o cumprimento do seu propósito, e da qual fazem parte um conjunto de organizações, cujas áreas de atuação refletem a natureza multidimensional do Ato Nobre, não apenas ao nível da ética e da moral, mas também do mérito e do sucesso, a Nobre Casa de Cidadania contava, até 2018, com uma Comissão de Honra, formada por um conjunto de personalidades da sociedade portuguesa com reconhecido mérito em várias áreas. A função desta Comissão era a de avaliar os Atos Nobres propostos, e, de entre os Atos Nobres, decidir a quais atribuir o Título de Cidadão Nobre.

Entre os membros da Comissão de Honra contavam-se Doutor António Barros Cardoso, Doutor Daniel Serrão, Dr. Júlio Isidro, General Loureiro dos Santos, Professor Doutor Manuel Sérgio, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Dra. Rosário Farmhouse, Senhor Ruy de Carvalho, Dra. Teresa Ricou e Padre Vítor Melícias.

A empresa Nobre – Alimentação é a mentora e impulsionadora da Nobre Casa de Cidadania.